- Ministério Jovens Bíblicos
- Editor e Visão Ministerial
- Conheça o Nosso Tik Tok
- Interpretação e Validade Bíblica
- Artigos Teológicos
- Defesa Argumentativa da Fé
- Perguntas de Leitores
- A Arte de Pregar
- Debates Bíblicos e Filosóficos
- Devocionais
- Finanças
- Pentecostalismo
- Escola Dominical
- Direito e Religião
- Arminianismo
- Resenhas de Livros
- Liderança Cristã e de Jovens
- História da Igreja
- Oração e Evangelização
- Filosofia
- Ciência e Saúde
- Artigos Para Jovens
- Redes Sociais
- New Articles In English
- Como Lidar Com a Depressão? (E-book)
- Área de Alunos
- Deixe Seu Recado
- Contatos
|
4 |
O Que é Psicologia da Religião?
"Finalmente, irmãos, tudo o que for verdadeiro, tudo o que for nobre, tudo o que for correto, tudo o que for puro, tudo que for amável, tudo que for de boa fama, se houver algo de excelente ou digno de louvor, pensem nessas coisas. Ponham em prática tudo que vocês aprenderam, receberam, ouviram e viram em mim. E o Deus de paz estará com vocês." Fp 4: 8 e 9
Existem áreas de atuação e disciplinas que pertencem a mais de um campo acadêmico. Este é o caso da Psicologia da Religião. É uma área que pertence ao mesmo tempo a Teologia e a Psicologia. Teólogos e psicólogos estudam ela.
A Psicologia da Religião é o estudo dos efeitos da religião na mente humana e no comportamento humano. Ela estuda como se comporta o ser humano após ter contato com a religião.
Além disso, ela estuda o processo de conversão, os ritos, rituais, símbolos, crenças e outros elementos da religião. É uma matéria de fundamental importância. Ela trabalha em conjunto com a Ciências da Religião e com a Sociologia da Religião.
Ela coloca questões da Psicologia utilizando métodos experimentais, fenomenológicos e da Teologia Pastoral. O estudioso dessa área precisa equilibrar bem a abordagem da religião e a abordagem da Psicologia.