- Ministério Jovens Bíblicos
- Editor e Visão Ministerial
- Conheça o Nosso Tik Tok
- Interpretação e Validade Bíblica
- Artigos Teológicos
- Defesa Argumentativa da Fé
- Perguntas de Leitores
- A Arte de Pregar
- Debates Bíblicos e Filosóficos
- Devocionais
- Finanças
- Pentecostalismo
- Escola Dominical
- Direito e Religião
- Arminianismo
- Resenhas de Livros
- Liderança Cristã e de Jovens
- História da Igreja
- Oração e Evangelização
- Filosofia
- Ciência e Saúde
- Artigos Para Jovens
- Redes Sociais
- New Articles In English
- Como Lidar Com a Depressão? (E-book)
- Área de Alunos
- Deixe Seu Recado
- Contatos
|
2 |
A Teoria da Evolução Contradiz a Bíblia?
A Teoria da Evolução das Espécies (macroevolução) é a teoria científica que diz que todas as espécies surgiram de um único ancestral comum. A primeira molécula de vida na água evoluiu para seres aquáticos, que evoluíram para anfíbios, répteis e depois mamíferos até chegarem em humanos (que também são mamíferos).
Ela se baseia nos seguintes fatos: microevolução e as semelhanças entre as espécies, além é claro de registro fóssil. Microevolução é a observação de que os animais se adaptam aos ambientes em que vivem. A macroevolução (transformação de uma espécie em outra) é uma consequência lógica disso. As adaptações ao longo de milhões de anos em tese transformam uma espécie em outra.
Dentre as semelhanças entre espécies, pode ser citado que o ser humano e o macaco possuem 95 por cento de semelhança no ‘DNA’. No caso do registro fóssil a Teoria da Evolução sofre críticas por ausência muitas vezes das chamadas espécies de transição.
Contudo, independente dessa teoria científica ser verdade ou não ela não contradiz a Bíblia Sagrada porque os primeiros capítulos de Gênesis abrem espaço para variadas interpretações. Se debate desde o início da igreja se os seis dias são literais ou apenas significam períodos da história.
Além disso, Deus é atemporal. Não fazendo diferença para ele criar em dias ou eras geológicas. Expressões e fatos como "descansou no sétimo dia" (Deus não se cansa), "árvore com fruto proibido que dá conhecimento do bem e do mal" (pode apenas simbolizar acesso a um conhecimento que o ser humano ainda não tinha preparo para ter), "serpente que fala com Eva" (o provável é que o Diabo usou a boca da serpente) apontam para um possível uso de linguagem metafórica em Gênesis.
Muitas pessoas que cursam ensino superior nas áreas científicas ficam confusas pensando que o evolucionismo contradiz a Bíblia. A Teoria da Evolução contradiz apenas a Teoria Criacionista da Terra Jovem (que diz que as espécies foram criadas há cerca de 10 mil anos) que interpreta Gênesis literalmente. Porém, existem várias teorias para o surgimento e desenvolvimento da vida.
Assim, algumas dessas teorias são: Criacionismo da Terra Antiga (aceita microevolução e Terra de milhões de anos, mas nega macroevolução), Design Inteligente (diz que existe um projetor por trás de tudo, mas sem dizer quem é esse projetor podendo ser Deus, extraterrestres, deuses pagãos, espíritos e outros dependendo da crença de cada um) e Teoria da Evolução Teísta (aceita micro e macroevolução, porém coloca Deus como guia de tudo).
É necessário que estudemos cada uma dessas teorias com muito cuidado. O mais importante é termos em mente que o conhecimento científico e o conhecimento bíblico não se contradizem necessariamente, mas se complementam em diversas situações. A origem e o desenvolvimento da vida são debates em aberto que perpassam várias áreas do saber como Teologia, Biologia, Filosofia, Química etc.
Leia também sobre ciência e fé: https://obreirolucas.no.comunidades.net/morre-o-famoso-cientista-ateu-stephen-hawking