- Ministério Jovens Bíblicos
- Editor e Visão Ministerial
- Conheça o Nosso Tik Tok
- Interpretação e Validade Bíblica
- Artigos Teológicos
- Defesa Argumentativa da Fé
- Perguntas de Leitores
- A Arte de Pregar
- Debates Bíblicos e Filosóficos
- Devocionais
- Finanças
- Pentecostalismo
- Escola Dominical
- Direito e Religião
- Arminianismo
- Resenhas de Livros
- Liderança Cristã e de Jovens
- História da Igreja
- Oração e Evangelização
- Filosofia
- Ciência e Saúde
- Artigos Para Jovens
- Redes Sociais
- New Articles In English
- Como Lidar Com a Depressão? (E-book)
- Área de Alunos
- Deixe Seu Recado
- Contatos
|
9 |
Purgatório é Bíblico?
Existe na cultura brasileira, de tradição católica, a crença no purgatório. O purgatório seria um lugar entre o céu e o inferno, onde os pecadores não chegaram a um nível suficiente de pecado para ir pro inferno e nem um nível de santidade suficiente para ir para o céu.
Assim ficariam por um tempo no purgatório para purificar seus pecados para depois ascender aos céus. O fogo do inferno e o fogo do purgatório teriam apenas uma única diferença. Que o fogo do inferno é eterno e do purgatório não.
Apesar de respeitar a cultura católica não comungo com essa crença por falta de embasamento bíblico (sei que o catolicismo possui outras fontes, mas aqui faço uma abordagem bíblica). Geralmente as passagens usadas para tentar embasar essa crença são quando Cristo fala do pecado imperdoável e 1 Co. 3-15. Mas quando Cristo fala ela não faz referência ao purgatório. Ele faz referência ao inferno: ''nunca obterá perdão, mas será réu do eterno juízo'' (Mc 3-29). Em 1 Co. 3-15 se trata de galardões e não de salvação.
Crer no purgatório é não crer na suficiência do sacrifício de Cristo na cruz do calvário. É acreditar que o sangue do cordeiro precisa de complementação. O próprio Cristo na cruz disse que estava consumado (Jo 19-30), ou seja, a obra necessária para a salvação estava feita. Outras passagens como Lc 19.10 também demonstram a centralidade e suficiência da salvação em Cristo. Veja:
''Esta é uma palavra fiel, e digna de toda aceitação , que Cristo Jesus veio ao mundo para salvar os pecadores , dos quais eu sou o princípal.'' 1Tm 1.15
''Nenhuma condenação há para os que estão em Cristo'' Rm 8-1
''Por que o filho do homem que veio buscar e salvar o que se havia perdido'' Lc 19-10
Observamos ainda que a salvação é decidida ainda na Terra (Hb 9-27). Tudo que possamos fazer em prol da nossa salvação, que façamos aqui e agora. Depois da morte só haverá dois destinos: céu e inferno. Um é maravilhoso e é um lugar de descanso. Outro não é nada bom e é um lugar de condenação. Não há terceiro caminho. Que você possa hoje optar por Cristo para que nele possa herdar as promessas de Deus, incluindo a salvação.
Conteúdo Relacionado