- Ministério Jovens Bíblicos
- Editor e Visão Ministerial
- Conheça o Nosso Tik Tok
- Interpretação e Validade Bíblica
- Artigos Teológicos
- Defesa Argumentativa da Fé
- Perguntas de Leitores
- A Arte de Pregar
- Debates Bíblicos e Filosóficos
- Devocionais
- Finanças
- Pentecostalismo
- Escola Dominical
- Direito e Religião
- Arminianismo
- Resenhas de Livros
- Liderança Cristã e de Jovens
- História da Igreja
- Oração e Evangelização
- Filosofia
- Ciência e Saúde
- Artigos Para Jovens
- Redes Sociais
- New Articles In English
- Como Lidar Com a Depressão? (E-book)
- Área de Alunos
- Deixe Seu Recado
- Contatos
|
8 |
O Dilúvio Foi Local ou Global?
Gênesis 7:12,17 O dilúvio durou quarenta dias e as águas cresceram, levantando a arca e fazendo-a elevar-se sobre a terra
Gênesis nos traz a narrativa do dilúvio, período onde as águas teriam cobrido as porções de terra e apenas Noé e sua família sobreviveram, porém existe a dúvida se ele teria sido local ou global. Eu trago aqui informações e argumentos com relação às duas teorias.
*Dilúvio Global: neste pensamento, é defendida a tese de que Gênesis é um livro histórico e literal com relação aos seus principais acontecimentos. Geralmente, quem defende esta tese também defende a criação em 6 dias literais. Nesta visão, sair destes fundamentos é tirar a autoridade da palavra de Deus.
*Dilúvio Local: aqui a ideia é de linguagem metafórica. A inundação não teria sido sobre literalmente toda a Terra, mas apenas a ''Terra'' conhecida pelo autor. O argumento é de que a Bíblia Sagrada é um livro divino-humano. Ou seja, é respeitada a visão humana do escritor e para ele a região dele era toda a ''Terra''. Além disso, argumenta-se que não seria possível alocar amostras de todas as espécies do planeta na arca.
Com o que se descobriu na Arqueologia, até agora a teoria mais plausível tem sido a de um dilúvio local, pois não se encontraram vestígios de um dilúvio global. O que se achou foram evidências de uma inundação local. O arqueólogo Leonardo Woolley foi responsável pela descoberta.
Provavelmente, o que aconteceu foi que Deus trouxe uma inundação destruidora para aquela região, mas preservou Noé e sua família em razão de sua misericórdia e da fidelidade deles. A inundação ocorreu como punição por causa dos pecados da população, mas principalmente devido à iniquidade (pecado de longo tempo em que não há arrependimento).
Em artigos posteriores talvez tratemos mais deste assunto. Que Deus abençoe sua vida e que você possa a cada dia se aproximar mais de Cristo. Maranata!