Translate this Page
ONLINE
3





Escolas Teológicas

Escolas Teológicas

''Aí, os jovens profetas da escola de Betel vieram ao encontro deles e perguntaram a Eliseu: Sabes que o Senhor vai levar Elias hoje para si? Sim, calem-se! respondeu Eliseu. Já sei isso.''

 2 Reis 2:3

Existe uma parte da Teologia cristã que é comum a todas as suas vertentes. É o que se denomina de Teologia Dogmática. São pilares da fé cristã estabelecidos ainda nos primeiros séculos. Algumas dessas doutrinas são a divindade de Cristo, Trindade, ressurreição de Cristo, entre outras. Porém, chega em um ponto onde a Teologia se ramifica e se divide em escolas. São algumas delas: Teologia Calvinista, Teologia Arminiana, Teologia Pentecostal, Teologia Metodista, Teologia Liberal, Teologia da Prosperidade, entre outras. Conheça um pouco de cada uma dessas citadas:

 

 *Teologia Calvinista: algumas pessoas pensam que calvinismo é apenas ligado a doutrina da salvação, mas isso não é verdade. O calvinismo é uma cosmovisão de reforma social e espiritual. Contudo, no que concerne a salvação eles acreditam que a salvação é dada apenas para aqueles que foram eleitos, que ela não pode ser resistida e que de forma alguma pode ser perdida. Ela foi sistematizada por João Calvino e seus alunos no século XVI.

 

*Teologia Arminiana: esta teologia não é a teologia do livre arbítrio como muitos pensam. No arminianismo o ser humano também é totalmente depravado no sentido espiritual. Ele só consegue ter liberdade para aceitar ou não a graça de Deus quando recebe a iluminação do Espírito Santo. No arminianismo a salvação está disponível para todos e pode ser perdida pela apostasia (renúncia da fé).

 

*Teologia Pentecostal: ela começa no início do século XX com Charles Parham. Para o pentecostal sempre houve manifestações de profecia e cura ao longo da história, porém durante um tempo a igreja meio que deixou de lado essas manifestações. No pentecostalismo novamente se passa a dar ênfase nos dons espirituais.

 

*Teologia Metodista: Jhon Wesley era um pastor da tradicional e histórica Igreja Anglicana da Inglaterra. Ele fez bacharelado, mestrado e doutorado na famosa Universidade de Oxford. Contudo, mesmo sendo um ministro de Deus sentia que faltava algo na sua vida espiritual. Ele se sentia frio e vazio. Somente após ter uma experiência com o Espírito Santo onde sentiu o seu coração aquecido que ele pode ter sua fé renovada. Para o metodismo ter uma experiência pessoal com Deus é muito importante.

 

*Teologia Liberal: no século XVIII a filosofia iluminista tomou conta de tudo. Ela pregava a razão como elemento de última análise de todas as coisas. E esta razão, na filosofia iluminista, é uma razão materialista, ou seja, descarta a possibilidade do sobrenatural. Diante disso, no século XX Rudolf Bultmann criou a ''teologia da desmitologização'' onde procurava retirar os milagres e atos sobrenaturais de Deus da Bíblia dando uma nova interpretação a eles. Esta teologia recebe o nome de teologia liberal. Não confunda teologia liberal com liberalismo político ou econômico, são coisas diferentes. Os teólogos liberais geralmente são ateus ou acreditam em Deus, mas não acreditam na inspiração bíblica e nem em milagres.

 

*Teologia da Prosperidade: esta teologia nasceu nos Estados Unidos da América com Kenneteh Hagin e William Kenyon no século XX. Ela depois foi trazida para o Brasil pelos líderes neopentecostais e copiada por vários pastores. Ela diz que se você é realmente um cristão você tem que necessariamente prosperar materialmente e ter uma excelente saúde. Se isso não acontece é porque você está em pecado ou escravizado pelo Diabo. Esta teologia desconsidera Paulo, Pedro e Jó e tantos outros que passaram por provações financeiras e problemas de saúde, mas eram homens fiéis a Deus.

 

Estas são as principais escolas da Teologia, mas existem outras como, por exemplo, a Luterana. Vou ficar nessas para que o artigo não fique muito grande. Se você tiver que escolher uma, escolha aquela que está mais próxima de você (da igreja que você frequenta ou a que sua família segue) para não confundir sua mente. No início dos estudos teológicos é melhor simplificar as coisas. Porém, lembre-se que a teologia liberal gera incredulidade e a teologia da prosperidade gera apego exagerado nas coisas materiais.