Translate this Page
ONLINE
3


Partilhe esta Página


É Possível Ter Vida Social Sem Ser Mundano?
É Possível Ter Vida Social Sem Ser Mundano?

Vida Social

Ter uma vida social é ter uma rede amigos. É poder ter pessoas ao lado para conversar e compartilhar experiências. É poder sair, se divertir, se distrair,  contar piadas, conhecer novas pessoas, conhecer novos lugares, namorar  e muitas outros coisas que todo mundo gosta de fazer. Mundanismo é o sistema implantado neste mundo pelo Diabo que leva as pessoas cometerem todo tipo de pecado, como bebedeiras e prostituição.

 

Na maior parte dos casos pessoas que possuem uma vida social ativa se envolvem com o mundanismo. Para se tornarem populares muitas vezes abrem mão de princípios e valores. Para serem aceitos em grupos até alteram suas identidades como pessoas. São levadas e levam os outros a se afastarem de Deus e se voltarem para o mundo. Mal sabem eles que popularidade e vida social são bens valiosos, mas comparando esses bens com se ter um relacionamento com Deus são apenas ilusão e futilidades. Isso é o que chamo de grande matrix espiritual que predomina nesse mundo.

 

Agora existem certos ambientes e grupos que permitem que venhamos ter bens secundários como popularidade e vida social, sem sacrificar o bem mais precioso que é um bom relacionamento com Deus. Nesses casos então não há problema nenhum em ter vida social. A Bíblia Sagrada nos ensina a não ficarmos isolados (Pv 18-1). Sempre que for possível fazer parte de um grupo sem abrir mão de valores, faça parte, pois o ser humano não nasceu para viver isolado. Quando não for possível prefira a solidão com Deus do que está rodeado de amigos sem ele.

 

Na hora de sair prefira ir ao um cinema ou a um show gospel do que uma festa do mundo. Participar dessas festas demonstra que você já se vendeu para os preceitos deste mundo. Existem inúmeros lugares para você ir que não são mundanos. Exemplos: teatro, cinema, park de diversões, churrascaria, clubes, shows gospel, congressos, cultos de jovens, pizzaria, viagens, sorveterias, campo de futebol etc. Ou seja, você tem uma infinitude de lugares para ir sem precisar se corromper com o mundo. Você não tem desculpa.

 

Em escolas, faculdades, cursinhos e trabalho procure conversar com todas as pessoas. O cristão precisa ter convivência social, profissional e universitária. Porém, procure manter maior intimidade apenas com aqueles que possuem a mesma fé que você. Assim você não corre o risco de ceder a convites para festas (1 Co. 15-33). Procure dialogar e ser presente no ambiente, contudo jamais renuncie seus princípios de fé. A mesma essência de pessoa que você é na igreja tente ser nesses lugares.

 

Fazer amigos e colegas na igreja é muito bom. Muitas pessoas arrumam amigos em todos lugares possíveis, menos na igreja. Talvez seja esse o motivo de estarem tão fracas na fé. A igreja é o melhor lugar para se arrumar amigos. Não seja fechado quando estiver na igreja. Faça parte do grupo de jovens ou de outro departamento da igreja. Esses amigos da igreja poderão compartilhar experiências com você e você com eles. Um fortalecerá a fé do outro.

 

Podemos concluir que, tomando certos cuidados, é possível sim ter uma vida social sem se envolver com o mundanismo. Eu mesmo procuro conversar com todas as pessoas e me socializar sempre o máximo possível. E claro que essa socialização só vai até os limites que a Bíblia Sagrada me permite. Sugiro que você faça o mesmo. Tenha amigos e saia bastante, todavia não vá a festas mundanas, não se envolva com prostituição, com drogas, com mentiras, com palavrões, com fofocas e outras coisas que você sabe que desagradam a Deus.

 

Curta nossa página JP-Jovens Pregadores

Curta nossa página Reflexões do Pregador Lucas Moraes

 

Conteúdo Relacionado

O Jovem e a Universidade