Translate this Page
ONLINE
2





Quem Foi John Stott?

Quem Foi John Stott?

Você já ouviu falar em John Stott? Ele está na lista dos maiores evangelistas do século XX. Ele foi um grande teólogo anglicano e realizou um excelente trabalho para Deus nos corações de muitas pessoas através de suas mensagens. Ele era britânico e, em 2005, foi considerado uma das 100 pessoas mais influentes do mundo. Foi autor de mais de 40 livros.

 

Ele, através de mensagens e ensinos, ajudou a tornar o mundo um lugar melhor. Mesmo sendo pecador, como qualquer um de nós, deixou-se ser usado por Deus. Ele participou em 1974 do Pacto de Lausana na Suiça. Este pacto foi um congresso que reuniu evangélicos de todo o mundo, onde ele defendeu a tese de um evangelho integral que contemplasse não só a esfera espiritual, mas também a esfera social.

 

Em 1983 ele concluiu doutorado em Teologia. Ele também era estudioso do francês. Ele nunca se casou e nem teve filhos por opção própria, possuía o dom do celibato (dom que poucas pessoas possuem). Ele faleceu aos 90 anos. Sua vida e testemunho nos fazem lembrar da parte social também descrita nos evangelhos, nas cartas apostólicas e nos chamados ''profetas menores''.

 

O Cristianismo também possui uma doutrina social. Acoplado com a pregação da salvação, temos que trazer a parte da ajuda às pessoas mais necessitadas. Existem dois versículos que são muito importantes para entendermos o que foi proposto por John Stott:

 

Mateus 11:5: "os cegos veem, os coxos andam, os leprosos são purificados, os surdos ouvem, os mortos são ressuscitados, e aos pobres está sendo pregado o evangelho"

 

Provérbios 14:31: "O que oprime o pobre insulta àquele que o criou, mas o que se compadece do necessitado o honra"

 

Jesus ressalta que o evangelho estava sendo pregado aos pobres porque os fariseus não se preocupavam com eles (os pobres). Jesus deixa claro que temos que pregar para os pobres também. Já Provérbios 14:31 nos adverte de que temos de ajudar as pessoas mais necessitadas. Ou seja, as duas coisas andam juntas.

 

Que possamos tomar uma consciência de um evangelho integral que contemple o ser humano na sua completude. Deus quer te usar para ajudar muitas pessoas. Esta doutrina não se confunde com a chamada TMI (Teologia de Missão Integral) ou a Teologia da Libertação (versão católica dela). As duas possuem vieses políticos. Aqui se trata de defesa de direitos socais, de evangelho completo, sem influência política. Aprendamos com John Stott.