- Ministério Jovens Bíblicos
- Editor e Visão Ministerial
- Conheça o Nosso Tik Tok
- Interpretação e Validade Bíblica
- Artigos Teológicos
- Defesa Argumentativa da Fé
- Perguntas de Leitores
- A Arte de Pregar
- Debates Bíblicos e Filosóficos
- Devocionais
- Finanças
- Pentecostalismo
- Escola Dominical
- Direito e Religião
- Arminianismo
- Resenhas de Livros
- Liderança Cristã e de Jovens
- História da Igreja
- Oração e Evangelização
- Filosofia
- Ciência e Saúde
- Artigos Para Jovens
- Redes Sociais
- New Articles In English
- Como Lidar Com a Depressão? (E-book)
- Área de Alunos
- Deixe Seu Recado
- Contatos
|
2 |
Quando o Chamado Fala Mais Alto
''Mas, se eu digo: “Não o mencionarei nem mais falarei em seu nome”, é como se um fogo ardesse no meu coração, retido nos meus ossos. Estou exausto tentando contê‑lo; não posso mais!'' Jr 20:9
Jeremias foi um profeta contemporâneo de Ezequiel. Ele atuou durante o período de exílio dos israelitas na Babilônia. Ele começou antes de Ezequiel. Ezequiel foi como um sucessor dele. Jeremias atuou mais com o povo, enquanto Ezequiel atuou mais com a realeza e com os influentes.
A mensagem de Jeremias consistia em que o povo precisava se arrepender de seus pecados, pois caso contrário eles seriam levados para serem escravos na Babilônia. Depois, Jeremias alertou que não adiantaria fugir para o Egito ou para o deserto. Todas estas atitudes seriam vãs. No fim, Jeremias passou a anunciar que a única coisa que adiantaria seria se entregar para que eles salvassem suas vidas.
É importante lembrar que, mesmo no Antigo Testamento, Deus já mostrava misericórdia. Para levar Israel para o cativeiro, ele passou séculos avisando do castigo antes. E o exílio não seria para total destruição deles, mas sim para a purificação e restauração espiritual da nação. Muitos na prosperidade se esquecem de Deus, mas na provação voltam a se lembrar dele.
A mensagem de arrependimento de Jeremias não era aceita pelas pessoas. Eles queriam continuar adorando Tamuz (divindade suméria) e outros deuses pagãos. Jeremias também enfrentava os falsos profetas que, para terem benefícios do rei, pregavam a paz e a bem estar para todos. Um deles certa vez chegou a esbofetear Jeremias. Eles falavam por eles mesmos e não pelo Espírito de Deus.
Tudo isso fazia com que Jeremias muitas vezes pensasse em parar de profetizar, como vemos no versículo em questão. Porém, quando ele pensava nisso um fogo ardia em seu coração. O Espírito Santo chamava Jeremias para anunciar sua mensagem, Deus o incomodava para que ele continuasse seu ministério. O chamado falava mais alto do que qualquer coisa.
Hoje estamos na vigência da nova aliança onde a mensagem não é tão pesada e dramática, apesar de que ela era verdadeira, como a de Jeremias (profeta corajoso e cheio do Espírito Santo). A mensagem do Novo Testamento é de que o próprio Deus encarnou para provar seu amor para nós. Ele morreu e ressuscitou para nos dar uma nova chance. Jesus em seus ensinamentos e ações demonstrou ser a pessoa mais intrigante e maravilhosa da história.
Todavia, como Jeremias, também temos um chamado de Deus (Mc 16:15). Não podemos deixar de anunciar seu amor, promessas e transformação. Haverá dias em que estaremos desanimados, aflitos ou estressados, mas o Espírito Santo nos dará forças para prosseguirmos. O chamado de Deus falará mais alto.
*Já está disponível em inglês nosso e-book ''Como Lidar Com a Depressão?'' neste link.