Translate this Page
ONLINE
2





Você é Pentecostal?

Você é Pentecostal?

Você é Pentecostal?

Se alguém te perguntar se você é pentecostal talvez você diga de pronto que é. Você se lembra que gosta de pular no poder de Deus e de dançar na presença do Espírito, e assim chega a conclusão que é pentecostal. Mas eu tenho uma novidade para você. Isso não é ser pentecostal. Ser pentecostal é muito mais do que você imagina.

 

É claro que no aspecto doutrinário, o pentecostalismo se caracteriza pela crença na atualidade dos dons e do batismo com o Espírito Santo como uma segunda bênção. Os dons espirituais são colocados em evidência. É o que o diferencia das igrejas tradicionais como a Igreja Presbeteriana e a Igreja Batista (irmãos em Cristo com um pensamento diferente) que não acreditam na atualidade dos dons revelacionais ou pelos menos não dão tanta evidência a eles.

 

Agora não se pode resumir pentecostalismo a isso. Seria uma visão pobre e reducionista. Se olharmos para igreja primitiva, que ao meu ver era pentecostal (Atos 2-1 ao 13 e Atos 10-44), veremos que ela possuía alguns hábitos acoplados a ação do Espírito Santo através dos dons. Em Atos 2-42 vemos alguns desses hábitos:

 

''E perseveravam na doutrina dos apóstolos e na comunhão, no partir do pão e nas orações''

 

Ora o primeiro elemento é a doutrina, a doutrina apóstolica. Doutrina é um conjunto de ensinamentos, ou seja, aquilo que ensina a palavra de Deus. Eles acreditavam nos dons, mas sabiam que a palavra de Deus é a regra de fé e prática do cristão. Todo cristão pentecostal tem que ser um incansável estudioso da Bíblia Sagrada. Deve acreditar nos dons e tê-los como importantes, mas ter a palavra de Deus como sua base. Até Paulo que recebia revelações diretamente da parte de Deus, mas mesmo assim não abandonava as Escrituras (2Tm 4-13).

 

O segundo elemento de Atos 2-42 é a comunhão. Uma igreja verdadeiramente pentecostal é uma igreja unida. Onde a pessoas confraternizam e se preocupam umas com as outras. Como ter o Espírito Santo e não se preocupar com o próximo? O Espírito Santo gera união onde passa. Não tem como haver desunião e ao mesmo tempo dizer que há pentecostalismo. O Espírito Santo age em unidade de propósito usando a cada um conforme quer para fazer o bem as pessoas, sem contar, é claro, levá-las a salvação.

 

O terceiro elemento de Atos 2-42 é o partir do pão. Aqui não era a Santa Ceia, mas uma alimentação diária que eles compartilhavam. Mas um momento de comunhão e também de ajuda ao próximo. Igrejas pentecostais ficam alertas se não tem algum irmão passando necessidades. Casa tenha é necessário que a igreja leve mantimentos para essa pessoa. Deus trata com o ser-humano no material e no espiritual.

 

O quarto elemento é a oração. Está cheio de irmãos que passam a noite em vigílias dançando e falando em línguas estranhas, porém não conseguem orar sequer 15 minutos. Falta de oração causa ''anemia espiritual''. Oração é o combustível do cristão. O ajuda a se manter em sintonia com Deus. Quem ora bastante tem intimidade com Deus e é cheio do Espírito Santo. Não tem cristão mais pentecostal do que o que ora. É cheio do poder de Deus. Está sempre tendo direcionamento da parte do Senhor.

 

Existem outros hábitos do cristão pentecostal, todavia esses quatro elementos nos ajudam a abrir nossa visão sobre pentecostalismo. O pentecostalismo que segue esse molde é bíblico, espiritual e autêntico. Não desprezemos os dons espirituais (1 Ts 5-20). O que temos de fazer é colocá-los em conjunto com boas obras. Só assim você será um verdadeiro pentecostal. Um homem ou uma mulher de Deus.

 

Curta nossa página JP- Jovens Pregadores

Curta nossa página Reflexões do Pregador Lucas Moraes

 

Conteúdo Relacionado

Renovação Espiritual