Translate this Page
ONLINE
2





O Que é o Pentecostalismo Clássico?

O Que é o Pentecostalismo Clássico?

O pentecostalismo surgiu no início do século XX no chamado movimento da Rua Azuza em Los Angeles nos E.U.A. Ele se baseou em movimentos avivalistas anteriores como o movimento de santidade. Ele não cria uma nova doutrina cristã, mas apenas agrega na parte da doutrina do Espírito Santo a crença na atualidade dos dons e do batismo no Espírito como uma segunda bênção. Para os irmãos tradicionais (não pentecostais) os dons revelacionais (como a profecia) e os dons de cura cessaram no período apostólico e batismo no Espírito é a conversão. O pentecostalismo vê o batismo no Espírito como uma segunda bênção após a conversão que reveste o cristão para a evangelização (vide Atos 1:8).

 

Acontece que durante o tempo o pentecostalismo se dividiu no que se costuma chamar de três ondas. A primeira onda do pentecostalismo dá ênfase no falar em línguas estranhas como evidencia do batismo no Espírito e esse batismo prepara o cristão para a obra missionária (aqui a principal denominação representativa é a Assembléia de Deus), a segunda onda a ênfase está na cura (aqui a principal denominação representativa é a Deus é Amor) e a terceira onda (neopentecostalismo) a ênfase está na prosperidade terrena, nos chamados objetos ungidos abençoadores e nos atos proféticos (possui diversas denominações representativas).

 

O pentecostalismo clássico é o pentecostalismo de primeira onda. Eu me considero pentecostal clássico, pois vejo que esse é o mais cristocêntrico (é só ver os hinos da harpa cristã da Assembléia de Deus). Perceba que não é necessário ser da Assembléia de Deus para ser pentecostal clássico. Eu mesmo não congrego em uma Assembléia de Deus (embora respeite bastante ela e já tenha congregado nela), mas me considero pentecostal clássico. Existem pentecostais clássicos em outras denominações.

 

Voltando aos motivos que me levam a ser pentecostal clássico eu tratava de ele ser o mais cristocêntrico dos três. Como já citado, os hinos da harpa cristã são uma prova disso. Nos hinos está esboçada uma fé centrada em Cristo e na esperança de sua volta. É uma mensagem real e não uma ilusão triunfalista de que estamos aqui nesse mundo apenas para adquirir riquezas e não passarmos por lutas. Iremos sim passar por muitas dificuldades, mas venceremos porque Cristo está conosco. O pentecostalismo clássico é tão cristocêntrico que até o batismo no Espírito é para que a pessoa seja usada por Deus para levar outras pessoas a Cristo.

 

É justamente ai que surge outro motivo para eu ser pentecostal clássico. Ele é evangelístico por excelência. Não há como uma pessoa que acredita que é batizada no ou com o Espírito Santo não se sentir obrigada a evangelizar. Afinal o batismo que ela recebeu é para isso. Os pentecostais clássicos não têm como fugir do chamado para ganhar este mundo para Jesus.

 

O terceiro motivo é o ensino bíblico. Em muitas igrejas pentecostais clássicas existem até duas reuniões na semana de ensino enquanto em igrejas neopentecostais nem escola bíblica existe mais. Algumas igrejas neopentecostais são tão avessas ao ensino que dizem que Teologia esfria o cristão. O que é uma grande besteira. Mas não generalizemos existem igrejas neopentecostais moderadas que possuem certo ensino e alguns até mesmo que não adotam a teologia da prosperidade embora adotem os objetos ungidos e os atos proféticos. Mas eu acredito que no pentecostalismo clássico haja mais ensino o que traz mais moderação evitando práticas excêntricas como ''unção do riso'' e ''unção do dente de ouro''.

 

É importante ficar claro que não estou afirmando que o pentecostalismo clássico é perfeito ou que as demais vertentes pentecostais não sejam cristocêntricas, que não evangelizem e que não tenham ensino, mas sim que eu acredito que a doutrina do pentecostalismo clássico facilita mais o surgimento dessas virtudes do que a doutrina das demais vertentes. Agora eu acredito sim que algumas (não todas) denominações neopentecostais estejam bastante distantes do verdadeiro evangelho, pois se focam apenas nos bens materiais e deixam a pregação da salvação em último plano.

 

Eu espero que você tenha entendido o que é o pentecostalismo clássico e as razões que me levam a participar dele. Que busquemos o batismo no Espírito Santo. Nos precisamos nos revestir porque as nações nos esperam.

 

Curta nossa página e acompanhe nossas publicações:

Ministério Jovens Pregadores

 

Conteúdo Relacionado

10 Motivos Para o Pentecostal Estudar Teologia