Translate this Page
ONLINE
3





A Bíblia Está Ultrapassada?

A Bíblia Está Ultrapassada?

A Bíblia Sagrada é a regra de fé e prática do cristão. Nela se encontram os ensinamentos dos profetas, apóstolos e do Senhor Jesus Cristo. Mas por ela ter sido escrita há bastante tempo muitos a tem desprezado. Não conseguem entender como um livro antigo pode reger suas vidas nas pós-modernidade. Recentemente até um pastor de determinada cidade abriu uma igreja onde a homossexualidade não é considerada pecado com o argumento de que a Bíblia é antiga. Outros usam isso para dizerem que podem continuar cometendo pecados como mentira, bebedeira, prostituição e outros já que a Bíblia foi escrita em outro tempo e se tivesse sido escrita hoje, segundo eles, não condenaria tais práticas. Vamos, então, fazer uma análise para saber se isso é verdade.

 

O primeiro ponto que tem que ser visto é o objeto da Bíblia. Ou seja, aquilo que ela trata. A Bíblia não trata de biologia, física, computação, nanotecnologia e química. Ela trata do homem (em sentido genérico) e de aproximar este de Deus, valores espirituais. Ora, ciências como computação e física mudam, mas o homem e Deus não. Pegue um homem de 3 de mil anos atrás e um de hoje, verá que os dois desejam poder, mulheres, honra e riquezas. Os dois necessitam da graça e misericórdia de Deus. E Deus também não muda, é imutável (Ml 3-6).  Uma pessoa que esta sofrendo mergulhada no pecado, pode ler na Bíblia que Deus não aprova, por exemplo, sua conduta de alcoolismo.  E ao ver isso pedi perdão e lutar para deixar o alcoolismo. Ela esta se aproximando de Deus. É um exemplo clássico de como a Bíblia ainda é atual e não tem nada de ultrapassada.

 

Alguns incrédulos (pessoas que não têm respeito pela fé cristã) gostam de atacar a Bíblia usando justamente este truque. Fingem não saber que a Bíblia é livro espiritual e a tratam como se fosse um livro de ciências. Dizem, por exemplo, que nos tempos bíblicos se andava de cavalos e hoje temos o avião, por isso ela não pode ser levada a sério. Dizer isso é claramente cometer uma fraude e para refutar basta enfatizar, conforme explicado, que a Escritura é livro espiritual e não de ciências que muda toda hora.

 

Se a Bíblia Sagrada não é um livro ultrapassado, quer dizer que tudo que se tem nela é para ser aplicado nos dias de hoje? Óbvio que não. ''Não matarás'' e ''não roubarás'' são princípios aplicáveis na atualidade, deixar de comer carne de porco não é mais válido para o gentio (pessoa que não é judeu). Para sabermos o que vale pros dias de hoje é preciso um estudo aprofundado, levando em conta os contextos e se utilizando de ferramentas como exegese e hermenêutica que tratam da interpretação bíblica. Devemos lembrar da mudança de alianças, que muita coisa da Lei Mosaica não foi absorvida pela Lei da Graça quando se trata de gentio (Hb 7-18 e 19). Entretanto, ainda existe muita coisa na Bíblia Sagrada que é aplicável na atualidade. Amar ao próximo, não se prostituir, não se embebedar, não matar, amar a Deus e não ser mentiroso são exemplos de valores aplicáveis no presente tempo.

 

Não se intimide se alguém disser para você que a Bíblia é ultrapassada. Embora essa palavra       ''ultrapassada'' cause  um certo efeito psicológico, a analise racional da Escritura a coloca como manual espiritual e de vida para o homem de qualquer tempo. Não se impressione com essa violência verbal e desmascare o truque. Como diz o salmista, a palavra de Deus é luz para os nossos caminhos.

 

Curta nossa página e acompanhe nossas publicações:

Ministério Jovens Pregadores

 

Conteúdo Relacionad

08 Dicas para Você Entender a Bíblia