- Ministério Jovens Bíblicos
- Editor e Visão Ministerial
- Conheça o Nosso Tik Tok
- Interpretação e Validade Bíblica
- Artigos Teológicos
- Defesa Argumentativa da Fé
- Perguntas de Leitores
- A Arte de Pregar
- Debates Bíblicos e Filosóficos
- Devocionais
- Finanças
- Pentecostalismo
- Escola Dominical
- Direito e Religião
- Arminianismo
- Resenhas de Livros
- Liderança Cristã e de Jovens
- História da Igreja
- Oração e Evangelização
- Filosofia
- Ciência e Saúde
- Artigos Para Jovens
- Redes Sociais
- New Articles In English
- Como Lidar Com a Depressão? (E-book)
- Área de Alunos
- Deixe Seu Recado
- Contatos
|
9 |
A Filosofia é Anticristã?
Muitos irmãos em Cristo têm certa resistência com a Filosofia e pensam ser ela anticristã. Alguns chegam a dizer que ela leva ao ateísmo. Jovens cristãos universitários pensam ser ela uma arma contra o cristianismo. Isso é totalmente falso. Na verdade, a Filosofia é muito ampla e pode abarcar variados tipos de pensamento. Possa até ser que seu professor de Filosofia seja ateu, mas isso não quer dizer que todos os filósofos sejam.
Na Filosofia existem várias vertentes. Existem vertentes cristãs e existem vertentes não cristãs. Filósofos como Nietzsche, Karl Marx e Epicuro irão questionar a existência de Deus. Para Marx, por exemplo, a religião é o ópio do povo. Ela nada mais é do que um instrumento de dominação social. Para Nietzsche o homem criou Deus a sua imagem e semelhança e não o contrário. Em Epicuro Deus é questionado, pois sua existência não é compatível com o mal. Se ele é realmente bondoso, onipotente e existente não haveria nenhum mal na Terra.
Filósofos como São Tomás de Aquino, Aristóteles e Kierkegaard defendiam a existência de Deus. Para Aristóteles Deus é o primeiro motor, a primeira causa que traz todo o resto à existência. Ele se distinguia das pessoas de sua época que geralmente eram politeístas. Sua crença não era exatamente um monoteísmo cristão ou judeu, mas era fato que acreditava em um ser superior e que por seguinte não era ateu. Em São Tomás de Aquino, filósofo católico e influenciado por Aristóteles, Deus se revelava, dentre outras formas, pela natureza e por ela era possível conhecê-lo. Para Kierkegaard somente em Deus encontramos sentido em nossa existência e sua revelação vem através do Cristo encarnado.
Assim a Filosofia tanto pode levar a Deus como negá-lo. Tudo depende de qual corrente filosófica se estará estudando. Penso eu que o estudo dela é muito importante, pois ela nos leva a termos um pensamento crítico em relação á sociedade e ao mundo que vivemos. Ela abre nossas mentes. Com o estudo dela passamos a ter um olhar mais profundo e analítico. Lembremos que em alguns setores da sociedade ainda existe um preconceito que coloca evangélicos como sendo todos sem estudo e os pastores como todos aproveitadores que enganam eles. Estudando Filosofia mostraremos para eles que também somos articulados e que o negócio não é bem como eles pensam.
Há desde a década de 50 um verdadeiro renascimento da Filosofia cristã nos meios acadêmicos. A cada dia mais defensores articulados da fé cristã têm aparecido dentro da Filosofia. Podemos citar nomes como os americanos Alvim Platinga (autor do livro 'Deus, a Liberdade e o Mal') e William Lane Craig (autor do livro 'Em Guarda' e 'Apologética Contemporânea'). Não pense que a Filosofia é anticristã. Pelo contrário, ela tem se tornado um reduto para o pensamento cristão.
Curta nossa página Reflexões do Pregador Lucas Moraes
Curta nossa página JP - Jovens Pregadores
Conteúdo Relacionado