Translate this Page
ONLINE
1





Leitora Confusa com o Unicismo/Trindade

Leitora Confusa com o Unicismo/Trindade

Confusa

 

Pastor a paz. Agora fiquei numa duvida tremenda Savé... Em 2010 aceitei a Jesus na assembléia de Deus passei cinco anos lá ate que veio alguém e me falou sobre a unicidade sai da assembléia e fui pra uma igreja chamada unicista lá fiquei mais lá mais quatro anos ciente que a unicidade existia só q quando li um cada comentário seu ai me bateu uma duvida...me ajuda a me achar de novo...a muito que me perdi e não sei mais o que pensar Se em trindade ou unicidade tô ficando confusa. Brigada e fique na paz

 

Pergunta enviada pela leitora Juliana.

 

Minha resposta:

Graça e Paz

Amada só corrigindo algo, sou evangelista e não pastor.

Em relação a sua saída da Assembléia é uma pena. Vejo que você era nova na fé e isso foi aproveitado pelo unicista que te levou para a igreja dele. Novos na fé ainda não sabem muito e precisam ser tratados como bebês espirituais, sendo ensinados passo a passo.

Infelizmente a Igreja evangélica investe pouco em Apologética (Defesa da Fé). A maioria dos irmãos ao ouvir essa palavra Unicismo não faz a mínima ideia do que seja. Eu mesmo ao explicar esse conceito para algum irmão ou outro semelhantes, muitos deles me olham como se fosse um ET indicando assim que nunca ouviram falar sobre o assunto. Até mesmo alguns da área da Teologia não estudam isso.

Isso facilita para que pessoas cheguem de fora e confundam a cabeça dos irmãos. Esses também tem sua parcela de culpa, pois em maioria não gostam de frequentar a Escola Bíblica Dominical onde poderiam aprender mais sobre as escrituras. Consideram ela como um culto inferior aos demais.

Se está com dúvidas a única saída é buscar nas escrituras a verdade. Ela é a nossa regra de fé e prática e assim acharemos a verdade nela. Vou te trazer uma pequena explanação sobre o tema e te indicar alguns artigos que já escrevi sobre isso. Antes te advirto para que você leia tudo, leia de mente aberta admitindo a possibilidade de estar errada e caso veja que realmente está errada, que seja humilde para reconhecer isso para si mesma. Caso após a explanação e os artigos você continue convencida pelo Unicismo, tudo bem. É uma escolha pessoal.

Unicismo é a doutrina que prega a unidade absoluta de Deus. Para eles Cristo é o único Deus que se manisfestou de formas diferentes ao longo do tempo. Uma hora como Pai, outra hora como Espírito Santo e outra hora como Cristo. Alguns igrejas adeptas disso são Igreja Voz da Verdade e Igreja Só Jesus.

Unitarismo também é uma forma de unicismo pois também prega a unidade absoluta de Deus. Entretanto, se diferenciam pois não acreditam em três manifestações diferentes de Cristo. Para eles Cristo era um ''anjo'', um ser criado que não possui divindade. Já Jeová é que seria o verdadeiro Deus e que criou Cristo. Essa doutrina é ensinada principalmente pelas Testemunhas de Jeová.

Trindade é a doutrina que prega a unidade composta de Deus. Ou seja, Deus é único em essência mas trino em personalidade. Três pessoas coexistem numa mesma divindade. Essa é a doutrina ensinada pela grande maioria das igrejas cristãs e pelos os estudiosos.

Alguns pessoas vêem problema com a trindade e preferem o unicismo por aparentes problemas que enumero alguns abaixo:

1- ANTIGO TESTAMENTO: No AT a trindade está implícita. Sendo colocados claramente apenas o Espírito Santo (Gn 1-2) e Deus Pai. Acontece que se no AT Cristo está implícito, no Novo Testamento ele aparece claramente. Ele se declara divino se colocando assim como a terceira pessoa da trindade (Jo 10-22 ao 30).

2- TEXTOS INTERPRETADOS ISOLADAMENTE: Não isolar versículos é uma das regras mais básicas da hermenêutica (ciência da interpretação). Por exemplo na passagem em que Cristo diz que ele e o Pai são um. Nessa passagem não está se confirmando o Unicismo, mas que Cristo e o Pai caminha em unidade de propósito. É só lembrarmos que Cristo que orava ao Pai, não faria sentido ele orar para si mesmo.

3- ESPANTALHO: Espantalho é quando se cria uma caricatura de uma tese distorcendo o sentido dela. Muitos unicistas distorcem a Trindade equiparando ela ao paganismo. Aqui refuto isso: http://www.pregadorlucas.com/index.php?pagina=1759017704_06

Mas como você vê nenhum deles realmente consegue derrubar a Trindade e provar o Unicismo.

Creio que esse artigo: http://www.pregadorlucas.com/index.php?pagina=1759239914_05 e que esse outro te ajudarão bastante a entender como o Unicismo não está com nada: http://www.pregadorlucas.com/index.php?pagina=1759239914_08

No mais estarei orando pela sua vida e qualquer problema me envie outro e-mail especificando em qual ponto está sua dúvida. Desculpe pela demora em responder.

Em Cristo, Lucas. 

 

Curta nossa página JP- Jovens Pregadores

Curta nossa página Reflexões do Pregador Lucas Moraes

 

 

Conteúdo Relacionado

Perguntas sobre a Trindade