Translate this Page
ONLINE
1





Vocação - Psicologia e Teologia

Vocação - Psicologia e Teologia

 

Ef 4:11 e 12 "E ele mesmo deu uns para apóstolos, e outros para profetas, e outros para evangelistas, e outros para pastores e doutores, tendo em vista o aperfeiçoamento dos santos para o desempenho do ministério, para a edificação do corpo de Cristo."

 

A palavra vocação vem do latim "vocare" que significa "chamar". Tem a ver com aquilo que Deus nos destina para ser. Cada um de nos nasce com uma vocação e uma vez que foi Deus quem estabeleceu essa vocação, não há nada que possamos fazer para fugir dela. O que podemos fazer é se adaptar a ela.

 

Existem dois tipos básicos de vocação: a sacerdotal e a secular. Sacerdotal é aquela voltada para a vida religiosa e secular é aquela voltada para o trabalho e a prosperidade material. O sacerdote também pode trabalhar, mas ele tende a não ter o mesmo sucesso de alguém com vocação secular. Assim também pode quem tem vocação secular se envolver com a obra de Deus, porém terá um pouco mais de dificuldade do que um sacerdote.

 

Dentre as atividades seculares existem várias: concursos, militarismo, área de saúde, área administrativa, comércio, advocacia, engenharia, empresariado, magistratura (juiz de Direito), magistério (professor), humor, cozinha, administração, política, entre outras. Para ter sucesso é necessário que a pessoa permaneça na atividade que foi vocacionado.

 

Dentre as atividades religiosas podemos elencar: apóstolos (enviados para fundar igrejas e estabelecer a doutrina cristã. Existiram apenas no início da igreja), profetas (predizem o futuro e se preocupam com a vida espiritual das pessoas), evangelistas (apresentam Cristo e a Bíblia para as pessoas e mudam e viajam com certa frequência a depender do contexto de cada um), pastores (trabalham com aconselhamento, doutrinam e administram a igreja) e mestres (atuam como professores de seminários e da Escola Bíblica). Existem outras como o serviço social (contribuem com a igreja e com os necessitados), diáconos/obreiros (ajudam na organização da igreja) e administração (exercem cargos e funções variadas na igreja).

 

Para descobrir sua vocação é necessário orar a Deus e observar o que dá certo e o que dá errado na sua vida. Aquilo que for sua vocação você terá um pouco mais de facilidade para exercer. É preciso que você descubra qual é a sua vocação e permaneça nela. Insistir em atividades que você não tem vocação, por melhores que pareçam ser, trará infelicidade e frustração para sua vida. Porém, como já ressaltado, nada impede que um sacerdote trabalhe também um pouco e que alguém do trabalho secular faça a obra de Deus.

 

Existem pessoas que possuem chamado para a administração. Essas, geralmente, conseguem ter sucesso tanto na igreja como no trabalho, pois são vocacionadas para liderar.

 

Não devemos menosprezar nenhuma vocação. Nos lembremos que foi Deus quem as estabeleceu e se você atuar com sabedoria conseguirá ter sucesso no que você fizer. Se você tiver vocação para ser pastor será um excelente pastor, se você tiver vocação para evangelista será um excelente evangelista, se você tiver vocação para o trabalho secular será um excelente funcionário ou chefe etc. Que Deus guie todos os seus caminhos.